Moleskine Movie - 'AMOUR'




Amor (Amour, 2012, Michael Haneke)

Amor e morte. O antagonismo de duas situações que, subitamente colocadas uma diante da outra, expõe o poder incomparável e dilacerador de cada uma delas neste aclamadíssimo filme do diretor Michael Haneke (A Fita Branca, Caché), onde explora temas habituais por um vértice diferente.

A violência e o ceticismo, bem como a impotência, a angústia e a reflexão geradas no espectador, marcas registradas do austríaco, são oferecidas desta vez sob o sutil viés do sentimento, trazendo inclusive, apesar de todo o peso da narrativa, breves momentos de uma forma nada tradicional de delicadeza.

O drama do casal Georges e Anne, músicos aposentados, interpretados com brilhantismo pelos atores Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva, gira em torno do súbito adoecimento da esposa e as dolorosas conseqüências trazidas por este fato. A triste realidade do padecimento põe em xeque os mais frágeis valores humanos, especialmente personificados na personagem Eva (Isabelle Huppert), filha do casal protagonista, e por vezes nos próprios personagens principais.

A elegância e o requinte dão lugar à decadência e ao sofrimento, a independência é questionada, a insuportável dor da perda iminente é colocada em oposição à ausência e a uma espécie de indiferença. Ainda assim, há um contraponto curioso nesta obra: o amor e a devoção persistentes de Georges por Anne.
Tomadas únicas e ousadas, cenários mínimos, mas brilhantemente compostos e uma fotografia um tanto quanto mórbida, gélida e extremamente apropriada, combinadas a recursos sonoros sutis e ainda assim de grande poder, fazem de “Amor” uma obra de exótica beleza que merece ser contemplada.

Haneke nos conduz com maestria rumo ao inevitável e nos desperta a reflexão de que não importa o quão longe podemos chegar durante a vida. Ninguém é imune às peripécias do destino e do ponto culminante que ele oferece a todos, indistintamente.





1 comentários:

Unknown disse...

amei a novidade! :D já quero assistir esse

Postar um comentário

top