Dica de Filme - O Céu Sobre os Ombros



Um filme que mistura documentário e ficção, um cruzamento de dois gêneros que tem se apresentado vigorosamente no cinema nacional nesses últimos tempos. Como lidar com a interiorização? Como representar exteriormente algum sentimento angustiado, que não cala dentro do peito? Essas são algumas questões que está representada no filme de Sérgio Borges, intitulado de ‘O Céu sobre os ombros. ’
Um filme que lida com a questão de autoficção de três personagens habitantes da cidade de Belo Horizonte (MG) de uma forma quase que literal –o atendente de telemarketing Murai Krishna, a transexual Evelyn Barbin e o escritor Lwei.- o qual dois deles tentam expressar suas angustias de forma bem similares, aquilo que vive e o que sente é colocado no papel por Evelyn, que trabalha como professora em uma escola, e pelo africano desiludido e candidato a escritor Lwei.
O filme aborda algumas questões particulares de cada personagem e a maneira também particular que cada um lida com tais questões – a de Murai, que é espiritual; a de Evelyn, que é afetiva; a de Lwei, que é intelectual- representando  que nada é tão simples quanto parece ser, seja na realidade ou na boa ficção.
Todos os personagens são moradores da zona periférica de Belo Horizonte, e as narrativas da vida destes são movidas por suas idéias e vontades, evidenciando com firmeza que todo ser humano possui habilidades especificas que o diferencia dos demais. O filme faz menção à solidão desses personagens, evidenciando os objetivos fílmicos que entrelaça cada um, eis que o diretor Sérgio Borges apresenta uma aspiração em representar a maneira e o quanto cada personagem sente o céu sobre os seus próprios ombros para carregar.
Um filme que faz um estudo profundo de seus personagens, que apresenta um cunho antropológico, sociológico, psicológico e filosófico, concebendo assim em uma obra existencialista e humana, tão intrigante que consegue suscitar um debate após a sua projeção.
A obra, crua no conteúdo e bastante focada da estética, permite exibir uma cena de sexo real entre Evelyn, a professora e garota de programa, com um de seus clientes. Uma imagem realista do peso e condição da existência humana traçando assim, um otimismo sobre as diversas formas de condução da vida.





0 comentários:

Postar um comentário

top