Toda época de fim de ano é aquela coisa: uma correria sem fim seguida de festas repletas de comida e aquela vontade de viajar no reveillon. Eu, pra ser sincero, fujo um pouco dessas coisas. O fim de um ano e começo de outro, pra mim, representa muito mais que uma festa, é um pouco uma 'passagem'. Acho que todo mundo quer ser melhor, todo mundo quer novas cores pra pintar seu próprio mundo... E talvez, nesse momento de reflexão seja melhor estar mais quieto, reflexivo e só com as pessoas que mais importam na sua vida. Ao menos eu gosto assim. Pra harmonizar com esse fim de ano tranquilo trouxe aqui duas receitas simples, que adoro e que dão um toque festivo pra essa passagem tranquila: uma bem leve e outra um pouco pesada mas não menos deliciosa. Saboreie dedicar esse tempinho pra cozinhar e seja qual receita for, coloque seus melhores empenhos. Acho que o ano já começa com uma cara melhor, não é?

1ª RECEITINHA 

Batata Rösti Suíça


:: 400g de batata (mais ou menos 3 médias)
:: 2 dentes de alho finamente picados
:: sal
:: pimenta do reino
:: 20g de manteiga
:: 50g de bacon picado


Coloque as batatas em uma panela com a casca e encha de água. Leve ao fogo. Assim que começar a ferver marque 10 minutos e desligue. Escorra a água e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos. Descasque e rale em ralo grosso. Tempere com sal, pimenta e alho.




Em uma frigideira derreta a manteiga, junte o bacon e deixe dourar. Adicione a batata. Cozinhe por cinco minutos e mexa para que a batata toda vá cozinhando. Então pressione bem a mistura com ajuda de uma colher para que fique bem prensada. Deixe cozinhar uns 5 minutos e, se possível, vire para dourar o outro lado. Abaixe o fogo e deixe cozinhar mais uns 8 minutos. Tome cuidado para que não queime. Sirva no prato. Rende duas porções (que eu fiz em uma frigideira bem pequena).





Rendimento :: 2 porções
Tempo de preparo :: 1h30 minutos (contando tempo de cozimento das batatas e descanso na geladeira)
Dificuldade :: média


2ª RECEITINHA

Salada de Couscous Com Frango e Rúcula





:: 100g de couscous marroquino
:: 350g de peito de frango
:: meio ramalhete de rúcula
:: 2 tomates médios
:: 1 pimentão pequeno (tanto faz a cor)
:: folhas de manjericão a gosto (eu coloco um bom punhado)
:: 100ml de iogurte natural
:: 2 colheres de sopa de maionese
:: sal
:: pimenta do reino


Corte o peito de frango em fatias e grelhe-o com um pouco de sal. Pique o pimentão e o tomate em cubinhos.




Cubra o couscous com o tanto de água indicado na embalagem (provavelmente uns 100ml), um pouco de azeite, tampe com um pano de prato e deixe que ele inche sozinho em uns 5-7 minutos. Enquanto isso, lave as folhas de rúcula e manjericão. Quando o couscous estiver cozido misture o tomate e o pimentão a ele. Tempere com sal e pimenta do reino.




Prepare o molho: misture a maionese e o iogurte e tempere com sal e pimenta do reino. Distribua nos pratos a rúcula, coloque a mistura do couscous em cima, o frango e regue com o molho. Por último jogue folhinhas de manjericão simplesmente rasgadas com a mão. Sirva em seguida. É um prato único e dá um ótimo almoço, além de rápido.





Rendimento :: 2 porções
Tempo de preparo :: 25 minutos
Dificuldade :: fácil










Guilherme Poulain, mineiro de Belo Horizonte é cozinheiro e dita o delicioso blog moldandoafeto, sempre com receitinhas gostosas acompanhadas de boa música. Guilherme, gentilmente, colaborou para esse post, aonde selecionou duas de suas receitas preferidas para compartilhar aqui. @moldandoafeto


2 comentários:

Will disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Will disse...

Huuummm, que delícia esses pratos e essa música.

Postar um comentário

top