"O amor é..." aos olhos de desconhecidos


A arte que venho a apresentar agora é de uma fotografa do Reuino Unido chamada Emily-Jane Major (mais conhecida como EJ). EJ, em 2006 fez uma série de cartões postais únicos com screen-shot de todos os segundos do famoso filme "O Ultimo Tango em Paris"(1972) de Bernardo Bertolucci. O filme que ganhou vistas grossas da sociedade naquela época por ser taxado como erótico demais hoje é considerado como uma das grandes obras do cinema. 
Bertolucci, famoso por ser um suposto pornógrafo chique e iconoclasta, revela neste filme estrelado por Maria Schneider e Marlon Brando, dois desconhecidos, cada um com seus problemas pessoais, ambos não sabiam o nome um do outro mas tinham uma coisa em comum, o 'sexo'. Em quatro paredes de um apartamento sem mobília eles se evolveram em uma profunda relação para conhecerem mais sobre si mesmo. Aliás, alguém já disse que o ser humano nada mais é que um solitário a procura de si mesmo. Toda a trama -sacanagens proibidas- é embalada por musicas pop dramáticas tal como "caliente" de Gato Barbieri.
Em meio a todo essa áurea de sentimentalismo que exala o filme, a fotografa EJ, em seus postais, escreveu no verso de cada um "Love is..." (o amor é), e distribuiu entre 2004 e 2006 cerca de 7000 postais, em mãos, aos redores de Londres e West Midland. Ainda no verso, o seu endereço para que as pessoas enviassem suas respostas.
O proposito era conhecer um pouco do que as pessoas (desconhecidas, tal como os personagens do filme de Bertolucci) julgavam ser o amor. 
EJ recebeu 451 retornos, e em seu site disponibilizou 36 dos postais para serem conferidos. As respostas variam muito, alguns derramam tristezas, outros já são engraçadinhos e sutil. 













Via.



0 comentários:

Postar um comentário

top