A série de fotografias que se segue é da fotografa belga Frieke Janssens, uma sessão de fotos com crianças segurando, fumando e tragando cigarros, charutos, cachimbo, tudo com um efeito vintage. A fotografa afirma ter se inspirado no vídeo do Youtubo do bebê fumante da indonésia que fumava em média 40 cigarros por dia. 
Nas fotografias, crianças aparecem em sofisticadamente com seus cigarros, sem vergonha, displicentemente e com uma naturalidade de que "isso é certo e sabem o que estão fazendo", embora na realidade isso seja o oposto. Para ilustrar os cigarros foram usados incensos cigarros de queijo além de contar com uma ótima edição de photoshop. 
A série intitulada de "Smoking Kids — The Beauty Of An Ugly Addiction” tem como princípio instigar com o espectador acerca de recente proibição do cigarro na Bélgica. A analogia que se pode perceber na fotografia é quanto a indagação: "Estaria o governo belga tratando os fumantes do país como crianças, incapazes de decidirem por conta própria aquilo que as convém?" Confiram mais algumas fotografias.
A justificativa da fotografa quanto a proibição do cigarro no país foi a seguinte: “Essas proibições tratam adultos como crianças que não conseguem decidir voluntariamente se compartilham ou não deste hábito horrível e nocivo. Qual é a de fumar, além do óbvio componente viciante que atrai as pessoas? É  a imagem de um filme noir? É esse o apelo de seu consumo performático, o maneirismo ou pose que parecem incutir num fumante um tipo particular de personagem?”


Making Off

via, via



1 comentários:

Anônimo disse...

É triste ver crianças serem usadas para a expressão de arte de adultos que não parecem estar comprometidas com a saúde e o futuro delas.

Postar um comentário

top