Dica: Com que Terno eu vou?


     Vamos começar o primeiro post de estilo com dicas básicas e fundamentais de como se usar um terno. A grande dificuldade que os homens encontram na hora de escolher e vestir um terno é devido a ele ser um tipo de roupa mais elegante e social, e por isso tem seus segredos. As dicas servem tanto para quem quem tem que usá-lo no trabalho quanto para um evento formal ou casual. Saiba como ficar com um ar mais charmoso e sofisticado com as seguintes dicas...

1º passo: Quando você for usar um terno, deixe sempre o ultimo botão desabotoado, mesmo que o terno tenha apenas três botões, abotoe só dois e assim em diante.

2º passo: Lembre-se de desabotoar o terno na hora de sentar e voltar a abotoa-lo quando levantar, assim você evita de ficar com aquele ar de sufocado no próprio terno, evitando também de deixá-lo todo amassado.

3º passo: Tenha em mente que os ternos escuros são exclusivos para a noite e os ternos claros para o dia. Existe uma variedade enorme de cores de terno, mas evite usar cores escuras de dias e claras a noite, transmitindo assim um ar de leveza.

4º passo: A camisa pode ser de várias cores, desde que combine com a cor do terno, da gravata e do sapato. Cores claras combinam com cores claras e cores escuras com tons escuros.

5º passo: Procure utilizar meias combinando com o tom dos sapatos, ou se preferir, com o tom da calça. Não importa se a mesma tenha riscas ou detalhes em relevo ou seja de um tecido mais transparente, o importante é que seja da mesma cor dos sapatos ou da calça. Assim você evita de deixar o visual carregado com cores que fogem do visual como um todo.

6º passo: Combinar o cinto com os sapatos também é fundamental, dando um tom mais sério ao visual.

7º passo: Prendedores de gravata são ultrapassados, evite de usá-los.

8º passo: Ternos de malha fria são uma boa opção para quem não é muito fã de terno. Ele esquenta no frio e te deixa fresco no calor, por isso na de comprar um terno opte por esses modelos. São a melhor opção se você procura por conforto.

9º passo: Gravatas com cores mais vivas são ótimas opções, desde que você saiba combiná-las com o tom do terno e da blusa, ou seja, se o terno for neutro, opte por uma cor que não seja tão escandalosa.

10º passo: Na hora de escolher o sapato tome cuidado, a cor preta combina com qualquer tipo de terno, mas as outras cores devem ser bem avaliadas, para que não quebre a elegância do visual.

Algumas observações necessárias



1. Comece pelo paletó. O ponto mais importante é observar como ele está nos ombros: não pode sobrar, nem estar justo. Deve estar exato. Repare também se as ombreiras não estão grandes demais.

2. O próximo passo é o comprimento do paletó. Com os braços para baixo, veja se ele termina a meio palmo do fim do braço. Esse é o tamanho ideal.

3. As mangas, para estarem certas, precisam estar com o comprimento na altura da junção do pulso e da mão, para que fique com um dedo de camisa aparecendo. Quando for escolher uma camisa para acompanhar o terno, tenha em mente que a manga deve ser longa (SEMPRE longa), de um a dois centímetros maior que a manga do terno. O paletó nunca deve ser maior que o punho da camisa, isso te deixaria um tanto quanto deselegante.

4. Sobre o número de botões, os mais comuns são os de três ou dois botões, sendo que a segunda opção é mais moderna. Existe, hoje, até os de um botão.

5. Na hora de ver se a calça está em um bom tamanho, sente-se e observe se as pregas ficaram estufadas e os bolsos apertados. Caso fiquem, está justa. Use um número maior.

6. A barra da calça deve cair sobre os sapatos, que pode ser tradicional ou “italiana” – como é chamada aquela barra que fica permanentemente dobrada. Porém, se você não é alto, opte pela lisa, para não dar impressão de ser mais baixo ainda.

7. Na hora de escolher a cor, cuidado – principalmente se você não vai ter vários ternos no armário. As cores escuras são mais formais. O risca de giz também é uma boa dica.

8. Para não errar, prefira os sapatos pretos. Com cinto preto e meias pretas. Importante: o cinto e o sapato são sempre da mesma cor.

9. Quanto o terno for cinza, é possível usar um par de sapatos marrom escuro com meias cinzas ou marrons. Os sapatos marrons são mais usados com terno bege e, nesse caso, as meias podem ser marrons ou beges – os mais escuros ficam melhor com a primeira opção, e os mais claros, com a segunda.

10. É mais comum usar gravatas estampadas com camisas lisas e vice-versa. Mas é possível, e até recomendável, misturar padrões. Para não errar, combine as cores da camisa com as da gravata, mesmo que sejam de padronagens diferentes. E esqueça as gravatas muito extravagantes ou divertidas (com bichos, por exemplo). Para ser clássico, listras.

11. Quanto aos suspensórios, estes também são bem vindos, mas saiba que se for usá-los não use cinto, os dois juntos não combinam de forma alguma, um substitui o outro.

12. Ternos não precisam ser usados só formalmente. Se você quiser usar o paletó de forma mais casual é só combinar com um outro par de calças, como jeans, cáqui, bege... Assim você fica elegante mas não tão sério. Só não se esqueça que as calças devem ser lisas e sem muito detalhe. É aceitável também usar a camisa com alguns botões abertos, desde que seja uma ocasião casual.
Dicas: IG Estilo
Agora veja alguns modelos de terno para que você possa se inspirar...







     Aqui temos três exemplos diferentes de se como usar o terno, cada um se encaixa em um determinada ocasião. Não deixando de estar elegante, afinal estilo é isso, maneiras variadas de se vestir...
 Essas foram as dicas para que você fique elegante e bem vestido, seguindo estes conselhos você irá acertar na hora de se vestir formalmente com um terno!

Post by Gustavo Gontijo

0 comentários:

Postar um comentário

top